domingo, 28 de Abril de 2024  23:25
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
15-02-2006

ACIB organizou sessão de esclarecimento sobre


Oliveira do Bairro - Autocontrolo alimentar

A ACIB - Associação Comercial e Industrial da Bairrada organizou, no passado dia 02 de Fevereiro, um seminário sobre o sistema de HACCP, com o propósito de esclarecer os empresários do ramo alimentar quanto à legislação em vigor, que obriga, desde o dia 01 de Janeiro à implementação do HACCP e de actividades de autocontrolo alimentar.

Com uma audiência de mais de 80 pessoas, a sessão foi aberta pelo presidente da ACIB, Miguel Roque Bouça, e pelo vereador da câmara municipal de Anadia, Jorge São José.

As primeiras oradoras foram as técnicas da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASEA), Ana Lopes e Sofia Nunes, que explicaram toda a legislação que regula o autocontrolo alimentar. As técnicas da ASAE debruçaram-se, especialmente, sobre o Regulamento (CE) nº 852/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril, que é aplicável desde 01 de Janeiro deste ano e que estabelece a obrigatoriedade da implementação do sistema de autocontrolo a todas as fases da produção, transformação e distribuição dos géneros alimentícios.

As duas técnicas da ASAE esclareceram ainda sobre os sete princípios do sistema de HACCP: análise dos perigos; identificação dos pontos críticos de controlo (PCC’s); estabelecimento de limites críticos; estabelecimento de procedimentos de vigilância; estabelecimento de acções correctivas; organização de sistemas de registo e estabelecimento de procedimentos de verificação.

Seguiu-se a comunicação da DQM, a cargo de Ana Simões, que explicou que o sistema de HACCP “é um conjunto de princípios que as empresas do sector alimentar devem seguir a fim de assegurarem a qualidade dos alimentos que produzem ou vendem e que é uma ferramenta de gestão”.

A técnica da DQM abordou ainda os pré-requisitos que são necessários à implementação do sistema de HACCP, salientando a formação dos trabalhadores como um dos aspectos mais importantes para o sucesso da execução do sistema. Ana Simões falou ainda sobre as dificuldades de implementação do autocontrolo alimentar e sobre os benefícios que esse sistema traz às empresas.

A sessão de esclarecimentos terminou com a intervenção do secretário geral da SEMA - Associação Empresarial dos Concelhos de Sever do Vouga, Estarreja, Murtosa e Albergaria-a-Velha, José Teixeira Valente, e de Sofia Ferreira, que falaram sobre as razões pelas quais a associação apostou em disponibilizar aos seus associados uma técnica para os ajudar a implementar o sistema de HACCP. Os técnicos da SEMA apresentaram ainda um vídeo explicativo sobre a importância da execução do sistema de HACCP e como fazê-lo.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®